Menu principal
 

Uso de tensiômetros no manejo da irrigação da cebola é avaliado por grupo de pesquisa do IFC- Campus Rio do Sul

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A prática da irrigação é comumente realizada de maneira empírica, baseada exclusivamente em aspectos visuais, o que afeta de maneira significativa o manejo da irrigação. O uso incorreto da água aplicada na irrigação, seja na frequência ou na quantidade utilizada, pode comprometer o aproveitamento desse recurso, além de demandar energia e tempo.


Para contribuir com o desenvolvimento da cultura da cebola e evitar desperdícios, o projeto de pesquisa “Análise da Eficácia do Manejo da Irrigação da Cultura da Cebola (Allium Cepa) por Meio do Uso de Tensiômetria” avaliou a eficácia do uso de tensiômetros no manejo da irrigação e a eficiência de diferentes níveis de tensão. O estudo, coordenado pelo professor João Célio de Araújo do IFC Campus Rio do Sul, contou com a participação dos bolsistas Marcos Paulo Linzmeyer e Kaian Capistrano Ferreira, dos docentes Fabrício Campos Masiero e Sidinei Leandro Klöckner
Stürmer e do técnico Mácio Rampelotti.

A equipe conduziu o experimento em área experimental do campus. Os tratamentos foram baseados em quatro lâminas de irrigação, sendo a primeira correspondente à precipitação local, simulando uma situação onde o produtor não apresenta irrigação. O segundo e o terceiro tratamento foram realizados conforme a leitura do tensiômetro, em que os parâmetros analisados foram as leituras indicadas de – 0,2 Bar e -0,3 Bar, respectivamente.

O quarto tratamento simulou uma irrigação com lâmina fixa diária (com exceção dos dias em que ocorreu recipitação). A referida lâmina foi de 5 mm diários, simulando um manejo de irrigação com pouca técnica, onde não são utilizados parâmetros, o que infelizmente representa uma realidade em grande parte dos cultivos – como apontado pelo coordenador. As irrigações foram realizadas conforme os parâmetros estabelecidos e monitoradas diariamente.

Os dados obtidos indicaram que as maiores produtividades foram obtidas com a irrigação manejada por meio dos tensiômetros. Além disso, a pesquisa gerou publicações em eventos científicos, um Trabalho de Conclusão de Curso e há uma perspectiva de submissão a um periódico. Um novo projeto de pesquisa deve ser desenvolvido a partir dos parâmetros estabelecidos neste trabalho, com previsão de implantação para 2022.

Créditos
Texto: João Célio de Araújo
Revisão: Matheus Leitzke e Jonas da Silva Döge
Imagens: Marcos Paulo Linzmeyer