Menu principal
 

Estudantes de Rio do Sul participam dos Jogos Internos do IFC

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Ao todo, 55 estudantes do Ensino Médio Integrado de Rio do Sul estarão competindo em diversas modalidades até sexta-feira. Os jogos iniciam na noite de hoje e serão realizados nas cidades de Blumenau e Timbó.

A quinta edição dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (V JIFC) será realizada a partir desta quarta-feira (29). As disputas seguem até sexta-feira (1),e contam com a participação de 750 atletas, estudantes de todos os campi do IFC. 

Este ano, o torneio tem uma característica especial: é o primeiro organizado presencialmente após a suspensão do evento devido à pandemia de Covid-19; a última edição havia sido em 2019. Desde então, apenas os Jogos Eletrônicos do IFC (e-JIFC) vinham sendo promovidos. “Nossa expectativa é muito grande, porque a gente estava há dois anos sem os Jogos”, conta a coordenadora-geral de Políticas e Programas Estudantis do IFC, Iara Mantoanelli. “Voltar de um momento de pandemia para os Jogos na presencialidade deixa a gente muito feliz”. 

Os JIFC serão sediados em duas localidades. As provas de Badminton, Tênis de Mesa e Xadrez (modalidades individuais) e Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Vôlei de Praia (modalidades coletivas) ocorrem no Complexo Esportivo Bernardo Werner (SESI), em Blumenau; já as disputas de Atletismo — que envolvem diversas modalidades, como corrida, arremesso de peso, lançamento de disco, salto em altura, salto em distância e salto triplo — serão organizadas no Complexo Esportivo de Timbó. 

A programação completa dos V JIFC estão disponíveis aqui

Formação integral e humana

Os Jogos têm como propósito propiciar aos estudantes do IFC “a prática do esporte e do lazer de forma consciente e participativa”, conforme estabelecido no Regulamento Geral do evento. “os jogos são um momento de integração; têm o objetivo de integrar os campi e também de garantir formação integral e humana  para os estudantes”, complementa Iara, citando o aspecto de socialização, respeito às diferenças, respeito aos adversários e valorização do companheirismo inerentes à prática esportiva. 

Os esportistas vencedores dos JIFC, tanto nas modalidades individuais quanto nas coletivas, irão representar o IFC nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul), que serão realizados entre os dias 20 e 23 de setembro, e sediados pelo próprio IFC.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller