Emoção marcou a abertura da quinta edição dos Jogos Internos no IFC

quinta-feira, 30 de junho de 2022

A abertura da quinta edição dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (V JIFC) marcou a retomada dos eventos presenciais institucionais com a participação de estudantes e servidores de todas as unidades. De Rio do Sul, 59 estudantes representam o Campus no evento esportivo nas modalidades de vôlei, futsal, badminton, basquete, atletismo, tênis de mesa e xadrez.

Realizada no Complexo Esportivo Bernardo Werner (SESI), em Blumenau, o ato oficial de abertura contou com a participação dos 750 estudantes esportistas, gestores do IFC, das pró-reitorias e dos campi, equipe organizadora dos Jogos, professores de Educação Física, equipe de arbitragem e demais servidores do Instituto Federal Catarinense. Na cerimônia, cada delegação foi representada por 10 estudantes no desfile de apresentação de suas respectivas bandeiras.

Conforme o protocolo das competições, todos os esportistas proferiram o Juramento do Atleta lido por João Pedro Dendena, estudante do ensino médio integrado ao técnico em Informática, do Campus Concórdia, e atleta do futsal e do atletismo.

Emoção e representatividade do momento pode ser percebida na fala da pró-reitora de Ensino do IFC, professora Josefa Surek de Souza. Ao dar as boas vindas, a pró-reitora enfatizou o contentamento de ver todos reunidos após dois anos de pandemia e de momentos de dificuldades enfrentados pelas instituições de ensino no Brasil. “É uma alegria ver vocês aqui. Aproveitem esses três dias. Nossas equipes se esforçaram e trabalharam muito para estarmos aqui. Por isso, agradeço o empenho de cada servidor para a realização dos jogos internos”, enfatizou a pró-reitora — ao convidar para se posicionar ao seu lado — a coordenadora-geral de Políticas e Programas Estudantis do IFC, Iara Mantoanelli, coordenadora da comissão responsável pela organização dos jogos.

Os Jogos têm como propósito propiciar aos estudantes do IFC “a prática do esporte e do lazer de forma consciente e participativa”, conforme estabelecido no Regulamento Geral do evento. Essas características foram reforçadas na fala da reitora do IFC, professora Sônia Regina de Souza Fernandes. “Como dito no juramento, é fundamental o respeito e a lealdade aos competidores e equipe organizadora dos jogos. Esse é um espaço também de formação e contempla todas as áreas de ensino dos cursos ofertados no Instituto Federal Catarinense. Especialmente hoje, esse momento é muito representativo pelo fato de estarmos aqui presencialmente após dois anos, após tantas vidas perdidas durante a pandemia”, destacou a reitora do IFC.

Após a cerimônia, iniciaram as primeiras partidas. A competição segue até a próxima sexta-feira, 1º de julho, com as disputas das partidas de Badminton, Tênis de Mesa e Xadrez (modalidades individuais) e Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Vôlei de Praia (modalidades coletivas) no Complexo Esportivo Bernardo Werner (SESI), em Blumenau. As provas de Atletismo — que envolvem diversas modalidades, como corrida, arremesso de peso, lançamento de disco, salto em altura, salto em distância e salto triplo — serão realizadas hoje, 30 de junho, no Complexo Esportivo na cidade de Timbó, também no Vale do Itajaí.

Os vencedores de cada modalidade dos JIFC representarão o IFC nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul) 2022, que serão realizados de 20 a 23 de setembro, e sediados pelo próprio IFC.

Confira aqui a programação completa dos V JIFC.

Acesse a galeria de fotos dos JIFC 2022 e acompanhe também pelos stories no perfil do IFC @ifc.oficial.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: Cecom Reitoria