Menu principal
 

Inscrições nos processos seletivos do IFC passam a exigir cadastro no sistema gov.br

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Os processos seletivos para ingresso nos cursos oferecidos pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) passarão a utilizar o sistema de cadastro gov.br, para realizar as inscrições de candidatos. Assim sendo, para se concorrer às vagas oferecidas pela instituição, será necessário fazer o cadastro no sistema gov.br.

A medida passa a valer a partir da próxima seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, que tem previsão de início para o final deste mês.  De acordo com informações da Coordenação-Geral de Ingresso (CGI),  a adoção do sistema se dá por força de legislação.

O cadastro no gov.br não diz respeito aos cursos em si, e sim à utilização deste serviço digital — a inscrição em processo seletivo — oferecido pelo IFC. Toda e qualquer pessoa interessada em usar o serviço de inscrição em um processo seletivo, terá que ter realizado o seu cadastro prévio no gov.br, independentemente do curso.

A CGI  preparou um tutorial em vídeo explicando o processo de cadastro no sistema gov.br, disponível no canal oficial do IFC no YouTube (e que você assiste no link abaixo): 

Como fazer o cadastro na plataforma Gov.br – YouTube

Retorno do Exame de Classificação

Outra novidade é a volta da aplicação de provas como processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, também a partir do próximo certame. Devido à pandemia de Covid-19, os últimos dois certames foram realizados em formato de sorteio, para garantir a segurança tanto dos candidatos quanto dos servidores do IFC e demais envolvidos na realização da seleção. Com o panorama sanitário mais controlado, a realização do exame de classificação será retomada, conforme previsto no regulamento de Ingresso do IFC.

Texto: Cecom/|Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza