Menu principal
 

Comunicado Oficial

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

 A Equipe de Direção do IFC – Campus Rio do Sul, vêm a público manifestar-se a respeito da circulação em redes sociais, na data de ontem, de fotografia em que um docente do Campus, em sala de aula, aparece vestindo uma camiseta que traz na estampa o nome de um candidato à presidência da república.

Em virtude de questionamentos relacionados ao uso desta vestimenta, supostamente contrariando a legislação eleitoral, a equipe de direção do IFC – Campus Rio do Sul, informa que:

  1. as atividades pedagógicas do Campus estão sendo desenvolvidas observando o arcabouço legal inerente ao período eleitoral. Diversos procedimentos foram implantados no intuito de observar as Condutas Vedadas para o período (https://cecom.ifc.edu.br/condutas-vedadas-periodo-eleitoral-2022/);
  2. mediante apuração preliminar, verificou não haver registros relacionados a manifestação verbal de cunho político partidário que destoasse do conteúdo previsto para a aula por parte do servidor docente. Ou seja, o fato ficou restrito à estampa da vestimenta.

Nesse contexto, considerando o princípio do contraditório e ampla defesa, em respeito ao Estado Democrático de Direito, ao serviço público federal e buscando a melhor solução para a controvérsia, o Campus está realizando encaminhamentos internos necessários para esclarecimento da situação perante a comunidade acadêmica.

É importante ressaltar que o IFC preza por uma concepção de educação profissional e tecnológica baseada na integração entre ciência, tecnologia e cultura como dimensões indissociáveis da vida humana e, ao mesmo tempo, no desenvolvimento da capacidade de investigação científica, entendida como essencial à construção da autonomia intelectual e participação cidadã dos estudantes.

Sem mais para o momento, subscreve.

Equipe de Direção

IFC – Campus Rio do Sul

Rio do Sul, 22 de setembro de 2022.