Estudantes de Agronomia visitam fábrica de rações da Pamplona Alimentos

quinta-feira, 27 de abril de 2023

A fábrica está localizada no município de Laurentino e é responsável pela produção de rações destinadas à alimentação do seu plantel de suínos.

No dia 13 de abril, estudantes e professores da disciplina de Nutrição Animal do curso de Agronomia, Karla Picoli, tiveram a oportunidade de visitar à fábrica de ração da empresa agroindustrial Pamplona Alimentos S/A.

Antes da visita técnica, os acadêmicos assistiram a uma explanação do gerente de produção, Ivan de Castro, sobre a história, a missão e os valores da empresa. Em seguida, com o apoio do nutricionista, Sócrates Macedo, e do analista de gestão de qualidade, João Borgonha Júnior, deu-se início a visita guiada pela fábrica, que atende as normas específicas para indústrias de alimentação animal, estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.

Durante o trajeto os estudantes conheceram a sala de controle do sistema, automatizado, o fluxo de produção da fábrica e o funcionamento dos equipamentos da planta industrial, tais como: transportadores e elevadores que levam os alimentos armazenados nos silos até o interior da fábrica, dos moinhos, sistemas de pesagem da matéria-prima, dosagem dos micronutrientes, misturadores dos ingredientes e o carregamento dos caminhões graneleiros que farão a entrega da ração nas propriedades dos produtores integrados a empresa. Também foi explicado sobre os procedimentos de boas práticas de fabricação e de qualidade das rações.

Importante destacar a visita ao laboratório que analisa as matérias primas recebidas na fábrica. Foi demonstrado aos alunos como deve ser realizada a coleta de amostras do caminhão graneleiro, os procedimentos utilizados para avaliação dos parâmetros de qualidade do grão e detecção de micotoxinas e o funcionamento do espectrofotômetro NIRS, utilizado para predizer o valor nutricional dos alimentos, ratificando o compromisso da empresa com a qualidade e excelência de seus produtos. Antes de encerrar a visita, o grupo assistiu ao vídeo institucional enquanto saboreava o lanche oferecido pela empresa.

Agradecemos a empresa Pamplona Alimentos S/A por abrir as portas da sua fábrica de ração, possibilitando aos alunos conhecer a estrutura e os processos de produção da fábrica, e a seus colaboradores Ivan de Castro, Sócrates Macedo, João Borgonha Júnior e Francieli Weber Stürmer pelo conhecimento compartilhado, proporcionando aos futuros engenheiros agrônomos momentos de aprendizado e enriquecimento profissional.

Karla Paola Picoli

Professora doutora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense

Campus Rio do Sul