Servidores de Rio do Sul realizam curso básico de Libras

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Ação de capacitação está ocorrendo semanalmente e finaliza em julho. Curso de formação tem 60 horas aulas

Como forma de garantir a acessibilidade e o atendimento adequado às pessoas surdas, o Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, está realizando um curso de Formação Inicial e Continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com a professora de Libras, Marines Dias Gonçalves, a proposta do curso é  oportunizar aos servidores conhecimentos acerca da singularidade linguística e cultural dos sujeitos surdos, bem como de aspectos básicos da Língua Brasileira de Sinais, de modo que possam ter condições de atender ao público surdo.

A professora Marines salienta, que fatos como o desconhecimento acerca da singularidade linguística das pessoas surdas usuárias da Libras contribuem para a existência de barreiras de comunicação, impossibilitando ou mesmo dificultando a participação plena e efetiva de pessoas surdas na sociedade. O reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Lei nº 10436, de 2002, neste ano completa 21 anos e ainda há muito a ser feito.

Ao adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação, o IFC está capacitando 14 servidores do Campus, selecionados por meio de um edital interno.

O Curso iniciou em março e está programado para finalizar em julho. Além dos servidores, a cada semestre, também são abertos cursos de libras gratuitos de nível básico e intermediário, visando atender a comunidade de Rio do Sul e região. “Hoje é comum termos estudantes surdos em nossas escolas e possibilitar cursos de libras para servidores, familiares, professores e comunidade em geral é fundamental para o respeito às diferenças linguísticas destes estudantes e valorização da cultura surda”, salienta a professora.