IFC realiza atividade no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Palestras aos estudantes do Ensino Médio Integrado foram realizadas nas Unidades Urbana e Sede. Momento foi destinado a discussão e reflexão sobre o tema com a palestrante Lucélia Bastezini Nunes, que atua como psicóloga na Policial Civil.

No dia 18 de maio foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para propiciar um momento de debate sobre a temática, o IFC – Campus Rio do Sul, como membro do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e da Proteção Social de Crianças e Adolescentes, promoveu uma palestra com a Policial Civil, Lucélia Bastezini Nunes.

Durante a exposição, a palestrante apresentou dados estatísticos e todo o contexto de violência que atinge diretamente as crianças e adolescentes. Além da legislação específica, Lucélia fez questão de enfatizar aos jovens os canais de denúncia e as formas de levar as informações sobre alguma prática de violência às autoridades policiais. Citou também, que muitos atos praticados acabam sendo ignorados pelas famílias, o que prejudica a punição dos envolvidos. “Mais de 80% dos casos de abusos contra crianças ocorrem por pessoas próximas e com vínculo familiar. Não está longe da criança, como muitos pensam”, salientou ela.

Os eventos formativos sobre o tema violência realizados pelo IFC – Campus Rio do Sul fazem parte das ações visando a construção de uma agenda em parceria com a Rede de Proteção para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, visando garantir um desenvolvimento seguro e livre de abusos e exploração sexual.

18 DE MAIO: DATA EMBLEMÁTICA

No dia 18 de maio de 1973, há exatos 50 anos, na cidade de Vitória/ES, a criança Araceli Cabrera, de apenas 8 anos, foi encontrada morta com sinais de violência física e sexual. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo em uma movimentada rua da capital do Espírito Santo, os criminosos ficaram impunes. Este acontecimento chocou o país e despertou diversas discussões sobre como proteger as crianças das situações de abuso sexual. E é por isso que 18 de maio se tornou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

As discussões sobre o assunto evoluíram ainda mais na década de 1990, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), importante marco legal para a proteção das crianças. No ano 2000, foi promulgada a Lei 9.970, que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, como uma maneira de não esquecer o que ocorreu com Araceli e chamar a atenção para a importância de prevenir esse tipo de ocorrência com outras crianças.