Instituto Federal de Rio do Sul completa 28 anos de referência regional

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Nesta segunda-feira, 5 de junho, o IFC – Campus Rio do Sul comemora 28 anos de Ensino Federal no Alto Vale do Itajaí. Solenidade e momento de confraternização marcaram a data

Saudosismo, lembranças e momentos que ficarão guardados aos que fizeram parte da história da antiga Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul – hoje IFC – foram ressaltadas durante os discursos da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Fátima Peres Zago de Oliveira, que está na instituição desde seu início e do ex-aluno Arnaldo Geremias, que concluiu o curso técnico em Agropecuária em 2000. “Eram momentos dedicados ao ensino e de muito trabalho”, relembrou Fátima, citando os colegas, que assim como ela, vivenciaram as mudanças de Escola Agrotécnica para Instituto Federal Catarinense.

Como forma de relembrar a data comemorativa, uma solenidade foi realizada na Unidade Sede do IFC e contou com a presença de professores, servidores e alunos de todos os cursos do Campus Rio do Sul. O diretor geral, André Raupp, salientou em seu discurso a importância de confraternizar e valorizar todo o trabalho desenvolvido pelo IFC, que possui mais de 1900 estudantes de várias regiões de Santa Catarina e de outros estados.

CULTURA

Além dos discursos, um momento dedicado à cultura também esteve presente na solenidade festiva. A aluna Ághata Cristiny Knuth Horst declamou uma poesia de autoria do professor Amauri Carboni Bitencourt, intitulada, Agricultor. Já Felipe Padilha Nesi, declamou a poesia Gaúcho na Escola, de sua autoria, com o acompanhamento no violão de Samuel Grosseli.

Um momento especial foi dedicado a entrega, pelo professor e artista Amauri Bitencourt, de uma tela que retrata a vista da fachada da Unidade Sede do IFC, com o prédio central e a bonita araucária, que completa o cenário da obra de arte.

MEIO AMBIENTE

Além de comemorar os 28 anos do IFC, o momento foi dedicado ao Dia do Mundial do Meio Ambiente, com a exposição por parte do coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental, Rafael Couto, das ações que serão realizadas no mês verde. Projetos de reciclagem, mutirão de limpeza, ação de conscientização ambiental e inauguração da estação de tratamento de água são alguns dos projetos citados.

Como forma de marcar a data, o plantio de uma árvore por parte da direção do Campus foi realizada em frente ao ginásio da Unidade Sede. Os estudantes do PET de Agroecologia, ainda durante as comemorações, farão o plantio de uma muda de Canela Sassafrás.

ESPORTE

Durante a solenidade, também foi realizada por parte do IFC uma homenagem aos atletas que representaram o IFC nos Jogos Escolares de Santa Catarina. Os estudantes foram chamados até o centro da quadra e todas as modalidades que receberam medalhas foram citadas pela professora Jucinéia Formigari. Os professores e treinadores Leonardo Neves e André Ricardo Oliveira também acompanharam o momento especial. Uma exposição das fotos dos participantes do JESC ficará disponível no hall de entrada da Sede, homenageando os mais de 80 estudantes atletas.

Após as homenagens, uma partida de voleibol foi realizada em forma de confraternização entre estudantes e servidores e um almoço especial foi servido a todos os que estavam na Unidade Sede. Além dessas atividades, outros momentos estarão acontecendo em comemoração ao aniversário do IFC, como a solenidade na Unidade Urbana, na noite de hoje, e as atividades voltadas ao meio ambiente amanhã.