IFC de Rio do Sul realiza o Circuito Verde

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Acontece no mês de junho, no IFC – Campus Rio do Sul, o II Circuito Verde. O evento é organizado pelo PET Agroecologia Rural Sustentável e conta com apoio do Departamento de Meio Ambiente do Município de Rio do Sul e Coordenação de Extensão do Campus.

Estão programadas diversas atividades de Educação Ambiental ao longo do mês de junho com diversos grupos, em especial de estudantes da rede Pública de Educação da região do Alto Vale do Itajaí, SC, em alusão ao mês do dia do Meio Ambiente.

O evento conta com:

– Trilha ecológica

– Visita ao Sistema Agroflorestal (SAF) e criação de Abelhas sem Ferrão

– Oficina sobre reciclagem de óleo de cozinha usado para produção de sabão

– Oficina de produção de mudas nativas

– Oficina no relógio do corpo humano com plantas medicinais

A primeira edição ocorreu no ano de 2022 e as atividades do circuito se concentram no mês de junho, mas ocorrem ao longo de todo ano, mediante agendamento prévio dos grupos. Todas as atividades do circuito verde são conduzidas pelos bolsistas do PET Agroecologia Rural e de extensão e recebe dois grupos por semana.

A proposta do Circuito Verde é contribuir na formação de uma consciência ambiental de forma lúdica e interativa utilizando diferentes estratégias como ferramentas no desenvolvimento socio ambiental, especialmente de estudantes do ensino fundamental e médio.

Estão programadas a participação de dois grupos de estudantes por semana, além de grupo de mulheres do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Rio do Sul. Na primeira semana recebemos estudantes do sétimo e oitavo ano de escola pública de Rio do Sul.

O objetivo é tornar o circuito verde um evento anual e de referência em práticas de Educação Ambiental na região do Alto Vale do Itajaí.

Ficou interessado e quer participar? Entre em contato pelo e-mail: pet.riodosul@ifc.edu.br.

Texto e Imagens:

Alexandra Goede de Souza, professora IFC – Campus Rio do Sul

Tutora PET Agroecologia Rural Sustentável.