Sexta edição dos Jogos Internos do IFC iniciam amanhã.

terça-feira, 27 de junho de 2023

Entre os dias 28 e 30 de junho, a sexta edição dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (VI JIFC) reunirá 750 estudantes esportistas para as disputas em modalidades coletivas e individuais no Complexo Esportivo Bernardo Werner (Sesi), em Blumenau, e no Complexo Esportivo da cidade de Timbó.

Este ano, haverá partidas de Tênis de Mesa e Xadrez (modalidades individuais) e Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Vôlei de Praia (modalidades coletivas) no Complexo Esportivo Bernardo Werner (SESI), em Blumenau. A modalidade de Atletismo — que envolve diversas provas, como corrida, arremesso de peso, lançamento de disco, salto em altura, salto em distância e salto triplo — será realizada na quinta, 29 de junho, no Complexo Esportivo na cidade de Timbó, também no Vale do Itajaí.

Além dos estudantes, os JIFC terá a presença de servidores dos 15 campi e da Reitoria, envolvidos na organização das atividades e/ou acompanhamento dos estudantes. A organização dos jogos é coordenada pela equipe da Políticas e Programas Estudantis do IFC, ligada à pró-reitoria de Ensino (Proen).

“Objetivo dos jogos é propiciar a prática do esporte e do lazer de forma consciente e participativa. Buscando atuar de forma integral, considerando as habilidades e capacidades, os valores socioculturais, os aspectos afetivos e cognitivos dos estudantes. Priorizando ainda o respeito à cidadania, estimulando o entendimento e a aplicação das regras esportivas, o respeito aos adversários e a valorização do companheirismo. Além disso, os jogos buscam proporcionar aos estudantes vivenciarem o prazer, a socialização e o respeito às diferenças, por meio do lúdico esportivo, valorizando-o como sujeito de toda ação”, apresenta a coordenadora-geral de Políticas e Programas Estudantis do IFC, Iara Mantoanelli, coordenadora da comissão responsável pela organização dos jogos.

Confira aqui todas as informações sobre a VI JIFC.

Os melhores classificados nos JIFC, tanto nas modalidades individuais quanto nas coletivas, irão representar o IFC nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul), programados para setembro e sediados pelo próprio IFC.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Foto: Arquivo JIFC 2022/Cecom Reitoria