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O Curso de Licenciatura em Matemática do IFC – Campus Rio do Sul participa de evento internacional

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Entre os dias 28/07 e 02/08 aconteceu em São Paulo a 12ª Conferência Internacional de Educação Matemática e Sociedade (MÊS), cujo objetivo é reunir educadores matemáticos de todo o mundo para fornecer esse fórum, bem como oferecer uma plataforma para construir futuras atividades colaborativas.

As acadêmicas Heloisa Gabriela Paterno, Kauane Ferrari Luiz e Larissa Hang, junto da professora Paula Civiero, atual coordenadora de curso, apresentaram o artigo, intitulado “A educação de superdotados na educação matemática crítica: discriminação ou inclusão?”, o qual discute a justiça social da diferenciação e atendimento da educação especial para alunos com Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD).

A apresentação rendeu muitas conversas na sala. “Foi muito bacana poder trazer a neurodiversidade para um evento desse nível, e promover o entendimento sobre o assunto”, afirmou Heloísa, uma das autoras do trabalho. Segundo ela, o trabalho foi bem recebido e rendeu discussões muito positivas. Kauane reforçou isso e disse ainda que “as discussões que aconteceram dentro do MES trouxeram insights significativos e importante para a nossa formação docente”.

O evento contou com a participação de professores e pesquisadores de vários lugares do mundo e aconteceu pela primeira vez no Brasil. Larissa ressaltou que “foi uma experiência incrível participar de um evento internacional de alto nível estando apenas na graduação, sem dúvidas essa experiência ficará marcada”.

Outro momento de destaque foi a apresentação do artigo “Educação Matemática colorida e fora do armário: Rompendo com a tradição heteronormativa” escrito pelo acadêmico Igor Mohr, sob orientação da professora Paula. A apresentação gerou um excelente debate, com contribuições para a continuidade da pesquisa.

Paula também apresentou a pesquisa sobre a “Educação Matemática Crítica como um Direito Humano o Caráter Político da Ação Pedagógica”, realizada em parceria com o Professor Ricardo Velho. Os autores defendem uma educação crítica como um direito humano, tendo como meta a maximização da dignidade humana.

Para além do evento físico no qual foi possível compartilhar muitas experiências, os artigos foram publicados em revista científica, podendo ser acessados pelo link: https://periodicos.unifesp.br/index.php/prometeica/issue/view/875