Menu principal
 

Estudantes do IFC de Rio do Sul são destaques na Olimpíada Brasileira de Robótica

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Prova Prática acontece em todos os estados do Brasil. Em Santa Catarina ocorreu em Criciúma, na Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC) e a equipe “Autobots” recebeu o prêmio de “Design” da competição.

A prova consiste na montagem e programação de um robô de resgate, o qual deve seguir, de maneira automatizada, um caminho, passando por obstáculos diversos, até chegar à área de resgate, e realizar o resgate de sobreviventes ao lugar específico, e os não sobreviventes para seu lugar específico.  

A montagem e programação dos robôs se dá através de kits programáveis como Lego Mindstorms ou placas controladoras como Arduino e Raspberry Pi. 

A etapa de montagem e programação é realizada em momento anterior ao dia das provas. No dia das provas, cada equipe, formada por até 4 alunos, deve colocar seu robô à prova em 3 rodadas, sendo que cada rodada em uma pista diferente (são 3 pistas no total). Cada pista tem seu grau de dificuldade e possibilidade de pontos. 

A prova também é dividida em dois níveis, sendo Nível 1 para alunos até o oitavo ano do fundamental, e nível 2 para 8º e 9º anos do fundamental bem como ensino médio/técnico.  A edição contou com um total de 23 equipes presentes para o nível 2 e 8 equipes para o nível 1.

A equipe que se sagrar campeã de seu estado neste ano, ganha a oportunidade de representá-lo na etapa nacional, que será realizada nos dias 7 a 12 de Outubro em Salvador/BA.

O Campus Rio do Sul foi representado pelos alunos Adriele Becker, Kauan Felipe Scheidt, Camilly Vitória Almeida dos Santos e Lucas Kelim Thiel, do 2º ano, denominados equipe “Autobots”. Já os alunos  Jhony Horleans Tavares Brito,  Thiago Carsten de Araújo,  Inti Bohmann Leite da Luz e  Iuri Vinotti, do 1º ano, formaram a equipe “Erro404!”, todos do curso Técnico em Informática para Internet, acompanhados pelo prof. Cristhian Heck

Nossas equipes ficaram em 15º (Autobots) e 16º (Erro404!). Levando em consideração o nível da competição, das equipes presentes e o tempo (aprender lógica de programação, no caso 1º ano, montar os robôs e fazer a programação)  que nossos estudantes tiveram para se preparar, foi um resultado muito expressivo.

Além dos primeiros qualificados existem diversas premiações como “Melhor Escola pública”, “Robustez”, “Inovação”, “Dedicação”, “Programação” e “Design”, entre outras. Neste quesito a equipe “Autobots” recebeu o prêmio de “Design” da competição.