Alunas de Rio do Sul são destaques na Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Por atingirem o alcance de 116 metros no lançamento do foguete com propulsão de vinagre e bicarbonato de sódio, as estudantes do curso de agropecuária conquistaram o segundo lugar.

Entre os dias 18 e 21 de setembro, Nicoli Ferens e Graziela Moreira, estudantes do curso técnico de Agropecuária integrado ao ensino médio, do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, participaram da 44ª Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí – RJ. Evento promovido pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica/Mostra Brasileira de Foguetes (OBA/MOBFOG), que ocorre anualmente, desde 1998.

A ideia de realizar uma Olimpíada de Astronomia nasceu da conjunção do interesse pelo desenvolvimento da Ciência, com a oportunidade de trazer para o Brasil um evento científico educacional, consolidado internacionalmente. A UNESCO assina as Olimpíadas Internacionais de Ciências para ensino médio em Astronomia, Matemática, Biologia, Física, Química e Informática.

A classificação das estudantes para a 44ª Jornada de Foguetes se deu ao obterem um alcance de 153m, na etapa local promovida no próprio Campus onde estudam.

Já nos dois lançamentos oficiais da 44ª Jornada, as estudantes atingiram um alcance máximo de 116m, o que lhes rendeu a premiação na categoria das equipes vice-campeãs.

Apesar do alcance ficar longe do recorde nacional, que até a 44ª Jornada era de 403,8m, o resultado foi satisfatório. Afinal, são diversas variáveis que implicam num lançamento de foguete com garrafa PET propulsionado pela reação química de vinagre e bicarbonato de sódio. O formato da ogiva do foguete, a base de lançamento em 45º e o seu gatilho, o formato e tamanho das aletas aerodinâmica, a quantidade ideal para a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, além da velocidade e direção do vento são algumas das variáveis a serem consideradas, no momento de um lançamento.

O evento, realizado no Hotel Fazenda Ribeirão, contou ainda com oficinas voltadas para a construção de foguetes de papel, foguetes de motores de propulsão sólida, apresentações das equipes e sessões em um planetário.

As escolas e Institutos Federais ainda receberam da comissão organizadora do evento uma Luneta Gallileoscópia, adquirida pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em comemoração aos 400 anos da luneta de Galileu Galilei.