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O que é a Ouvidoria do IFC?

A ouvidoria do IFC é um canal neutro, autônomo e democrático de comunicação entre todos os servidores e os diversos níveis da instituição.

É uma instância mediadora com a função de facilitar o diálogo entre o indivíduo e a instituição, procura-se personalizar o atendimento a todos que usarem tal serviço.

A Ouvidoria está à disposição de todos os servidores e demais cidadãos, através de um sistema organizado, simples, enxuto e de fácil acesso, prioritariamente de forma pessoal, mas também por e-mail e outras mídias.

A meta principal da ouvidoria é fomentar a formação de hábitos construtivos de diálogo, visando à transformação definitiva da atitude das pessoas para uma compreensão plena da mensagem objetiva e subjetiva do outro, consolidando a cultura da comunicação eficaz como rotina organizacional nos vários níveis hierárquicos da instituição.

Ela atua para acolher, registrar, analisar e dar respostas satisfatórias sobre manifestações, sugestões, propostas, denúncias, elogios, reclamações e esclarecimentos de forma imparcial, buscando as melhores alternativas para entender e atender as expectativas de cada servidor de maneira ágil e efetiva no menor espaço de tempo possível.

Ela idealiza elevar o nível de satisfação pessoal, felicidade coletiva e produtividade individual de todos os servidores em todos os níveis hierárquicos e em todas as instâncias do IFC bem como do público a quem servimos.

Embora a sede da Ouvidoria seja na Reitoria em Blumenau, optamos pela descentralização do atendimento para simplificar o acesso dos servidores e para este fim, conforme a demanda haverá atendimento em lugares estratégicos distribuídos geograficamente por vários câmpus do IFC, trazendo um ganho duplo:

Descongestiona o espaço físico na Reitoria;
Permite mais socialização com os servidores, melhor interpretação dos ambientes e familiarização com o habitat de cada câmpus que se visita para acolher e atender as suas demandas.

Qual é o “modus operandi” da Ouvidoria?

Qualquer servidor pode, a qualquer momento, agendar por e-mail uma entrevista com o ouvidor, respeitando o critério da ordem de agendamento.

Todas as entrevistas terão caráter privado e o servidor é quem decide o que quer e o que não quer que seja socializado de suas declarações e comentários.

Todos os registros escritos serão feitos pelo próprio servidor utilizado sua linguagem e definições, bem como todos os registros serão classificados com a titulação dada à escolha do servidor ou cliente do serviço publico, a exemplo de: sugestão, reclamação, proposta, etc.

Atendimento: (47) 3331.7800 / ouvidoria@ifc.edu.br

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.