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NOSSOS PROJETOS


MELIPONICULTURA

O curso de qualificação profissional em Meliponicultura do IFC surgiu em 2016 para atender uma demanda crescente por conhecimento sobre as abelhas sem ferrão.

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Sigfrid Fromming (Coordenação)

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CTG RINCÃO DOS GURIS

A tradição é um marco de continuidade, o passado é o acontecimento que ficou. E o Tradicionalismo é o fermento que prossegue divulgando a tradição gaúcha a partir da preservação dos hábitos e costumes, da cultura e dos valores humanos.

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Rogério Krause (Coordenação)

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PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

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Alexandra Goede de Souza (Coordenação)

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LABORATÓRIO DE DEMONSTRAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA 2018/2019

O presente projeto pretende incrementar a utilização do Laboratório de Demonstração e Ensino de Física Ademar Jacob Gauer, para a comunidade de Rio do Sul e do Alto Vale do Itajaí.

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Angelisa Benetti Clebsch (Coordenação)

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INSPEÇÃO PERIÓDICA E CALIBRAÇÃO DE PULVERIZADORES

A importância de avaliar as condições dos pulverizadores é a diminuição no custo de produção e da contaminação ambiental. O objetivo deste trabalho será avaliar o estado de pulverizadores de barras montados em tratores agrícolas na Região do Alto Vale do Itajaí, identificando o estado de conservação e uso dos mesmos, podendo ajudar em novos investimentos para uma manutenção e uso adequados destes equipamentos no sentido de contribuir com a redução de custos e contaminação ambiental pelo menor consumo e menores perdas associados a uma maior eficiência das pulverizações. Os resultados deste projeto em anos anteriores evidenciaram que os pulverizadores avaliados, em sua maioria, não estavam adequados para o trabalho, sendo que em virtude dos defeitos detectados poderão ocorrer problemas nas aplicações ou acidente com o equipamento.

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Fabrício Campos Masiero (Coordenação)

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DO APRENDER AO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O projeto tem como objetivo propiciar um espaço que contribua para o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais por meio de uma proposta teórico-metodológica de Matemática. A base de sustentação do modelo de formação que se propõe tem como referência a investigação-formação-ação. Para tal, a metodologia utilizada envolverá encontros quinzenais, a serem realizados no ambiente de trabalho desses professores, que abordarão aspectos relativos aos saberes docentes (saberes pedagógicos, saberes do conteúdo, saberes do currículo, saberes de aprendizagens e de seus alunos e saberes da prática letiva), os quais incluem fundamentos de matemática, análise e estudo das atuais tendências temáticas em Educação Matemática, temas específicos emergentes das demandas dos professores do grupo, planejamento colaborativo de práticas pedagógicas, estudo reflexivo das potencialidades e limitações da utilização de recursos pedagógicos e processos metodológicos. Dessa forma, o projeto procura fortalecer o vínculo que deve existir entre a escola e a universidade e contribuir para a consolidação da tríade: ensino, pesquisa e extensão, a partir dos conhecimentos que são discutidos e elaborados no espaço acadêmico.

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Morgana Scheller (Coordenação)

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AVALIAÇÃO DE PERDAS NA COLHEITA MECANIZADA DA CULTURA DO ARROZ

O objetivo do trabalho é realizar a avaliação quantitativa do índice de perdas de grãos, na colheita mecanizada de arroz, posteriormente dialogar com os agricultores, repassando informações técnicas para alteração das regulagens internas da colhedora, visando diminuição do índice de perdas, trabalho sendo realizado na região do Alto Vale do Itajaí – SC. A execução do trabalho é de grande relevância para os produtores de arroz da região, no qual, dentre os cereais mais cultivados no sul do Brasil (soja, arroz, milho e feijão), o arroz, é o que mais gera perdas na colheita mecanizada, sendo em torno de 12,6%, esse alto índice negativo, ocorre devido à pouca importância, por parte dos agricultores, quanto as perdas na colheita do cereal, essa irrelevância ocorre devido à dificuldade de regulagem e diagnostico da quantificação das perdas, prioritariamente devido as características fisiológicas da cultura, e também a falta de orientações técnicas aos operadores de colhedoras.

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Fabrício Campos Masiero (Coordenação)

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