Menu principal
 

CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

MATRIZ 2021

Modalidade – PRESENCIAL

Quantidade de Vagas – 35

Turno de oferta – DIURNO

Regime Letivo Seriado – ANUAL

Regime de Matrícula – ANUAL

Tempo de duração do Curso – 3 ANOS

Local de Funcionamento – IFC CAMPUS RIO DO SUL – SEDE


PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso Técnico em Agroecologia, do Instituto Federal Catarinense, possui formação profissional integrada ao Ensino Médio, ou seja, formação humanística e cultural integrada à formação técnica, tecnológica e científica com objetivo de atuar e promover a sustentabilidade em sistemas agroecológicos de produção animal e vegetal. Pautado pelos princípios da democracia, da autonomia e da participação crítica e cidadã, o egresso está habilitado a compreender que a formação humana e cidadã precede a qualificação técnica para o mundo do trabalho.

Pretende-se que o Profissional Técnico em Agroecologia formado pelo Instituto Federal Catarinense atenda todas as atribuições estabelecidas pela legislação que dispõe sobre o exercício da Profissão Técnico Agrícola. Além disso, o profissional egresso do IFC será capaz de:

– Desenvolver competências técnica e tecnológica em sua área de atuação e ser capaz de entender as relações próprias do mundo do trabalho, fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

– Continuar aprendendo e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

– Agir pessoal e coletivamente com autonomia, tomando decisões com base em princípios éticos e de maneira solidária, inclusiva e sustentável;

– Saber interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados a partir da convivência

democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes;

– Exercitar a cidadania de forma crítica, dinâmica e empática, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza.

– Entender o processo histórico da questão agrária brasileira;

– Avaliar/compreender os limites históricos e culturais da agricultura familiar;

– Compreender os motivos sociais e econômicos do êxodo rural e promover a permanência ao campo;

– Avaliar os indicativos da vida urbana como possíveis processos de qualificação da vida no campo;

– Avaliar as condições de trabalho em relação à saúde da vida no campo;

– Identificar as diversas formas de potencializar a vida em sociedade no campo;

– Compreender a Revolução Verde e o Modelo Tecnológico que este movimento representa;

– Conhecer as bases científicas da Agroecologia;

– Conhecer os principais aspectos de formação, fertilidade e conservação do solo;

– Planejar a utilização dos recursos naturais renováveis e não renováveis de maneira sustentável, ou seja, sem exaurir tais recursos;

– Conhecer o processo de conversão das unidades de produção familiares e de grande escala;

– Dominar as tecnologias Agroecológicas para cultivos anuais e perenes, e na criação de

animais;

– Desenvolver mecanismos de cooperação e organização entre agricultores;

– Dominar as técnicas de processamento de alimentos e conhecer os fundamentos do

processamento de alimentos;

– Dominar as técnicas de prevenção de acidentes;

– Entender o sentido sistêmico e amplo da Agricultura Familiar;

– Analisar e relacionar componentes de uma Unidade de Produção Familiar, Unidade de

Produção Orgânica de Grande Escala de uma região, de um país e do mundo;

– Identificar, estabelecer fluxos internos e externos entre os componentes dos sistemas

produtivos e de gestão identificados;

– Analisar sistema de produção, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental;

– Fazer o planejamento e gestão de unidades produtivas;

– Analisar as características da biodiversidade e promover a conservação e preservação do patrimônio cultural.



MATRIZ CURRICULAR

1º ANO
Componentes CurricularesCarga horária em Extensão, Pesquisa e InovaçãoIntersecçãoPrática ProfissionalÁrea do saberC.H. TOTAL (h)
Língua Portuguesa 60 5 (Artes)120
Matemática 60  120
Educação Física510  60
Artes 5  30
Biologia1030 60
História 10 5 (Artes)
10 (Sociologia)
60
Geografia1020  60
Física520  60
Química520  60
Sociologia 40  60
Iniciação Científica/Informática90903010 (Sociologia) 10 (Filosofia)90
Produção Animal para Agroecologia110 30 90
Produção Vegetal para Agroecologia 110 30 90
Engenharia Rural para Agroecologia 1 -Desenho Técnico e Bioconstruções10 15 60
Componente Integrador 115 5 30
Optativa 1    60
Subtotal170365110  1110
 2º ANO     
Componentes CurricularesCarga horária em Extensão, Pesquisa e InovaçãoIntersecçãoPrática ProfissionalÁrea do saberC.H. TOTAL (h)
Língua Portuguesa 60 5(Artes)120
Matemática 60  120
Educação Física55  60
Artes 10  30
Biologia1040 5 (Filosofia)60
História 20 5 (Artes)
5 (Filosofia)
5 (Sociologia)
60
Geografia1030 5(Sociologia)60
Física510  60
Química520  60
Filosofia 10  30
Sociologia 20  30
Inglês510  60
Orientação de Estágio e Legislação Profissional    30
Produção Vegetal para Agroecologia 210   30 90 
Produção animal para Agroecologia 210 30 90
Engenharia Rural para Agroecologia 2 – Topografia15 15 60
Componente Integrador 215 5 30
Optativa 2    60
Subtotal9029580 1.110
3º ANO                                    
Componentes CurricularesCarga horária em Extensão, Pesquisa e InovaçãoIntersecçãoPrática ProfissionalÁrea do saber C.H. TOTAL (h)
Língua Portuguesa 60 5 (Artes)120
Matemática 60  120
Educação Física55  60
Artes 5  30
Biologia1040 10 (Filosofia)60
História 20 5 (Artes)
5 (Filosofia)
60
Geografia1030  60
Física510  60
Química510  60
Filosofia 10  60
 Inglês1010  60
Produção Vegetal para Agroecologia 310 30 90
Produção Animal para Agroecologia 310 30 90
Engenharia Rural para Agroecologia 3 Mecanização/Irrigação e drenagem em sistemas Agroecológicos15 15 60
Desenvolvimento Rural15 15 60
Componente Integrador 315 5 30
 Optativa 35 15 
Subtotal120260125 1140
Total385930315 3.360

Atividades Diversificadas

Componente CurricularCarga Horáriaano
Estágio curricular obrigatório1602°/3°

COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS

Componente CurricularCarga Horária
LIBRAS*60
Língua Espanhola*60
Desenho por Computador60
Música60
Agricultura Urbana60
Agrohomeopatia60