LABORATÓRIO DE DEMONSTRAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA

LABORATÓRIO DE DEMONSTRAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA 2018/2019

O projeto pretende incrementar a utilização do Laboratório de Demonstração e Ensino de Física Ademar Jacob Gauer, para a comunidade de Rio do Sul e do Alto Vale do Itajaí.

Tem por objetivo ampliar a compreensão de conceitos de Física através do uso de equipamentos didáticos de baixo custo com a intenção de trazer para o concreto conceitos físicos abstratos. Desta forma, contribui para minimizar a defasagem que os estudantes têm na compreensão de conceitos científicos. Defende-se que a aproximação com o caráter experimental da Ciência desperta o interesse pela área científica e tecnológica levando mais estudantes a optarem por estas áreas de formação. Os equipamentos e materiais produzidos e os já existentes no laboratório serão catalogados e organizados, podendo ser utilizados nos cursos do IFC, em pesquisas e em cursos de de qualificação profissional e de extensão, especialmente nos municípios da região de abrangência dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI).

As principais atividades a serem desenvolvidas a partir desta ampliação serão: produção e confecção de equipamentos de laboratório com materiais não convencionais de baixo custo (sucatas); atendimento de visitação semanal de alunos do ensino básico de escolas de região; pesquisa e divulgação de tecnologias pedagógicas para o ensino de Física, realização de oficinas por docentes das licenciaturas e acadêmicos, oferta de cursos de extensão para a comunidade interna e externa.

O laboratório está instalado na sala 206 da Unidade Urbana, tendo como locais de apoio os Laboratórios de Física da Unidade Sede e da Unidade Urbana, sendo de fundamental importância para a melhoria do ensino, divulgação cientifica, divulgação do curso, do IFC e integração entre o IFC e a comunidade

Angelisa Benetti Clebsch (Coordenação)